14.9.07

Vampiros

O vampiro é um ente mitológico que se alimenta de sangue humano.

Voltaire, escreveu uma longa entrada sobre vampiros no seu Dicionário Filosófico. Dessa obra faz parte a seguinte definição de vampiro:

"Estes vampiros eram corpos que saem das suas campas de noite para sugar o sangue dos vivos, nos seus pescoços ou estômagos, regressando depois aos seus cemitérios."

O vampiro é um personagem muito comum na literatura de horror e mitológica, existindo tantas versões do seu mito quanto existem usos desse conceito. Alguns pontos em comum são o fato de ele precisar de sangue (preferencialmente humano) para sobreviver, de ser ferido pela luz do Sol, de se transformar em morcego e de poder ser morto por uma estaca no coração. Os vampiros mais famosos são o Drácula de Bram Stoker, o Lestat de Lioncourt de Anne Rice e Nosferatu. Os vampiros têm aparições antiquíssimas na mitologia de muitos países, principalmente dos da Europa, (leste europeu) e os do antigo oriente próximo, na mitologia da Suméria e Mesopotâmia, onde surge como filho de Lilith, se confundindo com Incubus.

Segundo a lenda, os vampiros podem controlar animais daninhos e noturnos, podem desaparecer numa névoa e possuem um poder de sedução muito forte. Formas de combatê-los incluiriam o uso da hóstia consagrada, dos rosários, da prata, metais consagrados, alhos, algumas plantas silvestres, água benta, etc.

Nas primeiras lendas sobre vampiros eles se transformam em cães ou lobos, na Europa não existem morcegos hematófagos e essa associação só passou a existir depois da criação de Drácula. Em muitas das lendas antigas eles se transformavam nas noites de lua cheia, o que permite pensar que a lenda do Lobisomem tenha um fundo comum.

No ocultismo

No ocultismo, o vampiro é considerado mais do que um ser fantástico, mas sim uma pessoa dotada da capacidade absorver a energia (prana) de outros seres vivos, principalmente iguais a eles.

O vampiro tradicional absorve sangue, enquanto o vampiro do ocultismo absorve energia viva, pulsante, de qualquer ser que transmite isso.

A tradição ocultista estabelece algumas distinções entre estes tipos de vampiros, embora estas não se devam a diferenças de origem, mas de ação, pois todos se abastecem de energia prânica. Podem ser definidos como psíquicos (se abastecem através de um elo mental), astrais (através de sonhos) e sexuais (através do sexo), e também sanguinários, mais parecidos com o mito clássico.

Tradicionalmente, os vampiros surgem depois da morte, mas no ocultismo eles são criaturas vivas, vivendo normalmente e somente às vezes se abastecendo de energia prânica. Este vampiros não temeriam alho, objetos religiosos, o sol, e também não morreriam somente com estacas.

Vampiros na Wikipédia

Nenhum comentário: